quinta-feira, 19 de março de 2009

57º CONEG:Essa crise não é nossa! Queremos mais conquistas para a Educação


No próximo final de semana, na UNIP Vergueiro, em São Paulo acontecerá o 57º Coneg (Conselho Nacional de Entidades Gerais). A meta do encontro é definir três importantes ações desta gestão que se encerra em julho deste ano.


Os cerca de 500 estudantes vindos de todo o país que participam desta edição convocarão o 51º Congresso da entidade, que elege a nova diretoria e presidência, a mobilização para a Jornada de Lutas 2009 e debaterão a participação da juventude na Conferência Nacional de Educação, que acontecerá em 2010.


CredenciamentoO credenciamento será realizado a partir de sexta-feira na sede nacional da UNE na rua vergueiro, 2485 e sábado na UNIP Vergueiro. Podem participar do fórum as entidades representativas de Instituições de Ensino Superior (IES) de todos os Estados e do Distrito Federal (DCE’s, UEE’s e entidades municipais) e também, das Executivas e Federações Nacionais de Curso, devidamente credenciadas.


Destaques da programaçãoA programação é alicerçada no tema do congresso "Essa crise não é nossa! Queremos mais conquistas para a Educação" e inicia-se às 9h no debate sobre a crise mundial com Prof. Dr. Milko Matijascic (Representante do IPEA), Altamiro Borges (jornalista e Membro da Direcional Nacional do PCdoB) e entidades MST, CUT, CTB, CGTB, Marcha Mundial das Mulheres, Intersindical, Central dos Movimentos Populares (CMP) e UBES, terminando o ciclo com o ato político com o lançamento do Manifesta da UNE e assinatura das entidades participantes, contra a criminalização dos Movimentos Sociais.


Após o almoço serão realizados debates divididos em das mesas, a primeira de avaliação e perspectivas do Plano Nacional de Educação (PNE) e Conferência Nacional e o Sistema Nacional Articulado de Educação. Após às 18h grupos se reúnem para debates e às 20h a reunião com a diretoria da UNE.


Translado alojamento-ConegAos credenciados do Coneg disponibilizará o transporte do alojamento no Hotel Fórmula I (Av. Nove de Julho) para o local do encontro (UNIP Vergueiro). Os ônibus sairão do alojamento às 8h e retornarão às 20h. Para atividade cultural que acorrerá no Teatro Mars o transporte sairá do hotel 23h e retornará às 3h. O encerramento do 57º Coneg encerra-se com a Plenária Final que será realizada a partir das 9h do domingo.
_______________________________________
Confira a programação
Sábado (21)

9h – Debate sobre a crise:

Expositores: Prof. Dr. Milko Matijascic ( Representante do IPEA)Altamiro Borges – jornalista e Membro da Direcional Nacional do PCdoBEntidades - MST, CUT, CTB, CGTB, Marcha Mundial das Mulheres, Intersindical, Central dos Movimentos Populares (CMP) e UBES
Ato político com o lançamento do Manifesta da UNE, e assinatura das entidades participantes, contra a criminalização dos Movimentos Sociais.

14h – Mesas Educação:
1. Mesa Avaliação e Perspectivas do Plano Nacional de Educação (PNE)
• Profa. Dra. Nereide Saviani • ANDES – Profa. Lighia Brigitta• Dep. Federal (PSOL) Ivan Valente • FASUBRA

2. Mesa : Conferência Nacional e o Sistema Nacional Articulado de Educação
• Prof. Arlindo Cavalcanti (Secretário Adjunto do MEC)• CNTE: Heleno Araújo Filho (Secretário de Assuntos Educacionais)• ANDIFES • CONTEE - Cristina de Castro (Secretária Geral)

18h - Grupos de Discussão:

20 h – IV Diretoria da UNE

23h – Atividade cultural

Domingo (22)

9h - Início da Plenária Final

*Programação sujeita a alterações.

0 comentários:

Postar um comentário