segunda-feira, 9 de março de 2009

Fórum Municipal de Juventudes de São Luís

O Fórum Municipal de Juventudes em São Luís, é uma articulação dos movimentos e organizações juvenis da sociedade civil. A atuação do FMJ, começou em 2005, depois do Seminário da Rede Sou de Atitude. Esta iniciativa da Juventude, para ciração do FMJ é uma consolidação do Protagonismo Juvenil, e o reconhecimento d@s Jovens, enquanto Sujeito de Direitos.

O FMJ, tem ao longo de sua trajetória, várias ações de Advocacy,uma delas foi a preocupação de levar a discussão e o compromisso das políticas públicas para o Estado, sugerindo, propondo e organizando o I Encontro Estadual de Juventudes do MA, que culminou na construção do Plano Estadual de Juventudes do MA e a criação do Fórum Estadual de Juventudes do Estado.Outro fator importante foram as discussões das políticas públicas de/com e para as juventudes. O I Seminário Municipal de Juventudes, trouxe a discussão das Políticas Públlicas e o Controle Social, através da discussão do Conselho Municipal de Juventudes. Sandra Torres (E- Vice-Prefeita de São Luís), explicou muito bem, as questões do Conselho.

Tivemos alguns debates sobre a Redução da Maioridade, o FMJ conta com a atuação do Conselheiro Tutelar Serginho, além de contar com entidades e movimentos de defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

2007/2008 - A discussão e participação no processo das Conferências - Municipal, Estadual e Nacional. As proposições que sairam nos grupos temáticos da Conferência Municipal de Juventude, foram construções para o Plano Municipal de Juventude de São Luís. O fortacecimento dos movimentos e organizações juvenis, em São Luís ampliam o debate sobre as prioridades das Juventudes.

Em 2008, avaliamos a atuação do Fórum Municipal de Juventudes e aconteceu a mudança na nova coordenação do FMJ, tendo a seguinte composição - Secretaria do FMJ - Dayana Roberta BEMFAM e Ulisses MEI, Colegiado - Eunice PJ, Eliane GAAC, Lucivaldo CES, Luís Claúdio Gipo.

Começamos 2008 no processo eleitoral, com vários representantes do FMJ em atividade política em São Luís e outros no Estado. Não foi possível reunir o Fórum, no processo eleitoral, primeiro por que nem a representante Dayana Roberta, (Que estava disputando o pleito municipal) nem Ulisses (Que estava trabalhando na campanha de Clodomir), e @s representantes do Colegiado e das organizações e movimentos, estavam em atividades. E a mudança da Secretaria do FMJ, acontece em Maio/2008 e os meses seguintes eram para organização da documentação do Fórum. As reuniões da Secretaria aconteceu para sabermos as prioridades do FMJ, que saiu propostas para a Comunicação e divulgação do mesmo, além de reunião com o Colegiado. Depois que passou que passou a eleição, aconteceu reunião da Secretaria do FMJ, o ex- gestor municipal de juventude Olímpio Araújo e alguns representantes do Fórum, a pauta era a Lei do Conselho Municipal de Juventudes. Depois disso, começamos as Reuniões Ordinárias.Logo em seguida veio a primeira manifestação da Balaiada e o FMJ, manifestou-se a favor da Democracia no Estado. Alguns membros no dia da Balaiada, começaram a escrever o Manifesto da Juventude (Carta), que Olimpio ficou responsável para socializar na BALAIADA e enviar para o e-mail do FMJ, pois a carta ficou no seu Lap Top. O Fórum Municipal de Juventudes, em Novembro de 2008 começou o processo das Audiências de Formação.

Em 2009, continua as Audiências de Formação, que culminará na escolha d@s representantes dos movimentos e organizações juvenis, para o Conselho Municipal de Juventudes de São Luís. Aconteceu a Reunião do FMJ, em 04 de Fevereiro, que teve uma pauta extensa e no dia 05 de Fevereiro, terminamos a discussão e aconteceu o Planejamento de 2009, como previsto na pauta. No dia do Planejamento tivemos, o Coordenador Municipal de Juventudes, chegou com várias dúvidas sobre o Conselho e pediu uma pauta da reunião, para propor um diálogo entre Poder Público e Sociedade Civil, com data marcada. Saiu como encaminhamento a criação de uma Comissão do FMJ, para fazer essa discussão. Assim, as entidades que estavam presentes na Reunião colocaram-se a disposição, para compor a Commmissão do FMJ. No dia 09 de Fevereiro, aconteceu a reunião e a Comissão explicou o processo do COMJUVE, fizeram a leitura da Lei e algumas observações sobre a lei. A reunião foi bastante produtiva.

No dia 05 de Março, aconteceu a reunião ordinária, do FMJ no Instituto de Formação Juvenil - IFJ, a convocatória desta reunião foi encaminhada para os emails e foram feitas ligações. As pessoas que mudaram o número de contatos, por favor atualize, sobre os celulares Oi, acontece que alguns sempre estão fora de área.

A Reunião do FMJ, em Março contoou com a presença de Eunice, ela entregou tod@s os documentos do FMJ de 2005 até Maio de 2008. Eunice - PJ fez a entrega dos documentos em Reunião ampliada, para que tod@s fossem testemunhas da sua entrega. Continuamos a discussão da pauta, um dos pontos mais polêmicos foi a localidade da 4ª Audiência de Formação, se aconteceria na região Cohab-cohatrac ou na Cidade Olímpica, que já tinha estrutura garantida. Depois de muita discussão, votação e reflexão a Audiência vai acontecer na região Cohab - Cohatrac, no dia 21 de Março.

O II Seminário Municipal de Juventudes, irá acontecer no dia 28 de Março, na Cidade Olímpica.

Terá Reunião no dia 12 de Março, 15 horas na BEMFAM. A pauta será a organização da 4ª Audiência e o II Seminário Municipal de Juventudes. Temos que confirmar local, horário de cada evento.
Atenciosamente,
Secretária Dayana Roberta,

0 comentários:

Postar um comentário